Gerenciamento de Obras de Loteamento – S4C Construções
consultoria-em-pavimentacao

Gerenciamento de Obras de Loteamento

Dentro de Gerenciamento de Obras, a S4C presta um serviço especializado e de grande responsabilidade: O Gerenciamento de Obras de Loteamento. Os profissionais da empresa realizam uma análise do projeto, das especificações da obra e se a mesma está de acordo com as normas regulamentadoras e legislação brasileiras. São analisados também o tipo de uso e de tráfego que a pavimentação terá para, somente depois, se verificar a técnica mais apropriada a ser empregada em cada caso. Para realizar este trabalho, que integra diferentes áreas, os profissionais da S4C envolvidos atuam em diversas disciplinas, como: mecânica de solos, geotecnia, drenagem, materiais de construção, procedimentos, controles, engenharia de tráfego, segurança rodoviária e estruturas.Analise e acompanhamento da Terraplenagem, sendo ela dividida em 2 hipóteses:

TERRAPLENAGEM

Corte

Observar a otimização da distribuição dos volumes de corte e aterro;

Drenagem

Análise e verificação das dimensões, espessuras, e resistências dos dispositivos de drenagem superficiais se estão sendo controladas conforme projeto.

Análise e verificação da locação dos bueiros, de modo a avaliar se o local apresenta saída adequada das águas afim de evitar problemas de erosão ou assoreamento;

TERRAPLENAGEM

Sub-leito

Verificar se a largura, flecha de abaulamento, grau de compactação, ISC e cotas de projeto estão sendo observados.

Sub-base e Base de Solo Estabilizado Granulometricamente

Verificar se os materiais empregados na sub-base e base estão atendendo às especificações de projeto.

Verificar se a espessura e a largura de projeto estão sendo observados. Verificar se a flecha de abaulamento, grau de compactação, ISC, (espaçamento e frequência dos ensaios) e cotas de projeto estão sendo observados.

Revestimento Asfáltico

Executar os ensaios para aceitação e recebimento de material betuminoso.

Observar o tempo máximo de estocagem dos ligantes betuminosos.

Verificar se os tanques de armazenamento de material betuminoso atendem às exigências ambientais.

Pintura de Ligação

Verificar se as taxas de aplicação indicadas em projeto estão adequadas aos materiais de base (materiais mais arenosos tem maior absorção, materiais mais argilosos tem menor absorção).

Verificar a varredura de superficie da base, antes da imprimação.

Verificar a calibração dos carros de distribuição dos ligantes.

Verificar os controles de temperatura, e taxa de aplicação dos ligantes.

Capa Asfáltica

Verificar se as taxas de aplicação, espalhamento dos ligantes e agregados e temperatura dos ligantes estão conforme indicadas em projeto, no caso de TSD.

Verificar os controles de execução para acabamento da superficie, alinhamento de eixo e bordo, observando as larguras do projeto no caso de TSD.

Verificar se o traço do concreto betuminoso atende às especificações e faixas granulométricas de projeto.

Verificar e analisar os controles de usinagem, das características e graduação da mistura, da temperatura de usinagem e rolagem e compressão da mistura, para CBUQ.

Verificar e analisar o alinhamento, o acabamento da superficie, a espessura e largura de projeto e o grau de compactação na pista, observando os critérios de aceitação e rejeição, para CBUQ.

Verificar o consumo real de ligante betuminoso através da média aritimética obtida dos controles. Dar destinação adequada aos materiais restantes.

Verificar a qualidade dos agregados.

Verificar e analisar as folhas de resumo mensal de controle tecnológico e geométrico assinadas pelos responsáveis

Escreva-nos uma mensagem