Laudo Cautelar de Vizinhança – S4C Construções

Laudo Cautelar de Vizinhança

Laudo Cautelar de Vizinhança

Documento é importante, pois registra previamente ocorrências em imóveis vizinhos a uma obra antes do início da mesma

 

Um dos serviços que a S4C Construções oferece é o Laudo Cautelar de Vizinhança. O ideal é que ele seja realizado antes do início de qualquer obra, pois assegura que os imóveis vizinhos ao canteiro foram vistoriados e tiveram suas condições documentadas e registradas por meio de fotos. Esta é uma segurança de que a construção não poderá ser automaticamente culpada, caso aconteça alguma ocorrência com imóveis vizinhos, pois o laudo possui a anotação de patologias pré-existentes dos locais visitados.

O laudo deve ser realizado por um perito – engenheiro ou arquiteto registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea). Toda a edificação – pintura, revestimentos, estrutura, patologias – deve ser cautelosamente vistoriada.

 

O laudo – Não existe um modelo para ser seguido obrigatoriamente, mas o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE) possui um roteiro de como o laudo deve ser feito. Alguns itens são de fundamental importância, como o endereço completo, autor e data da vistoria e as características do local vistoriado (idade aparente, estado de conservação, padrão construtivo). É recomendável ainda que a vistoria seja dividida por cômodos.

Apesar de ser não obrigatório, registrar o Laudo Cautelar de Vizinhança em cartório torna-o oficial, oferecendo maior credibilidade a ele, caso haja necessidade de utilizá-lo.

Recomenda-se que imóveis instalados em uma distância de 20 metros a partir da obra passem pela vistoria. O proprietário do imóvel deve ser avisado com antecedência, mas não é obrigado a autorizar a realização visita nem de solucionar os problemas encontrados. Ainda assim, estas informações devem constar do documento, assim como os riscos da construção.

A empresa responsável pelo trabalho deve manter documentos e fotos (gravadas em CD) em seu poder e disponibilizar uma cópia idêntica de tudo ao proprietário do imóvel vistoriado.

Aos profissionais interessados, existem cursos específicos que ensinam a realizar vistoria. As empresas também oferecem treinamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *