Certificação internacional Aqua – S4C Construções

Certificação internacional Aqua

Conheça os benefícios de se ter um empreendimento com a certificação de sustentabilidade

 

Aqua é uma certificação internacional oferecida a construções sustentáveis. Foi desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e é aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.

Há cerca de três anos a certificação residencial Qualitel e a não-residencial Certivea foram unidas para que houvesse a criação da Rede Internacional de Certificação HQE, que reúne critérios e indicadores para o mundo todo, desenvolvendo uma identidade global única. O órgão certificador é o Cerway (que segue o padrão HQE).

O processo Aqua trata a questão da sustentabilidade nas construções de maneira diferente, com referências técnicas que consideram a cultura, o clima, as normas e a regulamentação de cada país.

O Sistema de Gestão do Empreendimento padroniza o planejamento, a operacionalização e o controle das etapas. Além da gestão para o empreendimento é realizada uma avaliação da qualidade ambiental da edificação em três fases: pré-projeto, projeto e execução. São 14 categorias avaliadas com as seguintes classificações: Base, Boas Práticas e Melhores Práticas.

Para ser certificado com a Aqua, o empreendimento precisa obter, no mínimo, três categorias no nível Melhores Práticas, quatro categorias no nível Boas Práticas e sete categorias no nível Base. As auditorias acontecem presencialmente e atestam a conformidade da construção com as exigências da certificação.

Os benefícios obtidos quando se tem a certificação Aqua são: comprovação da qualidade ambiental das construções, manutenção do valor da construção por um longo tempo, melhoria do relacionamento com os órgãos ambientais, obtenção de reconhecimento internacional, economia de água e energia elétrica, diminuição de despesas com manutenção, melhoria das condições de conforto e saúde e valorização do patrimônio.

 

Para saber mais, acesse: www.vanzolini.org.br

 

Foto: Google 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir chat
Precisa de ajuda?