Fachada de imóvel: detalhes que influenciam na manutenção e segurança – S4C Construções

Fachada de imóvel: detalhes que influenciam na manutenção e segurança

Fachada de imóvel: detalhes que influenciam na manutenção e segurança

Veja neste case como a S4C Construções realizou seu último Gerenciamento de Obra de Fachada  

 

A fachada de um imóvel é muito mais importante do que as pessoas podem imaginar. Itens como o tipo de revestimento, a qualidade dos materiais e manifestações patológicas influenciam em sua manutenção e na segurança dos usuários.

Quando uma reforma se faz necessária, geralmente, é para manter ou consertar algo, mas também pode ser preventiva, para trazer mais acessibilidade, mudanças no layout, valorização do imóvel ou adequação às necessidades dos usuários.

Independentemente do tipo de material que revista a fachada (cerâmica, pastilhas, mármore, granito ou outros), se não for realizada a manutenção preventiva, a mesma pode passar por deterioração, devido a fatores como o sol, vento, maresia, chuvas, variação de temperatura, umidade e deformações na estrutura.

Por isso, os projetos de revestimento de fachada se fazem fundamentais porque o projetista deve integrar soluções arquitetônicas e estruturais com a geometria do local e composição/durabilidade dos materiais, para evitar patologias futuras, como destacamentos, manchamentos, infiltrações e fissurações.

 

O case

 

Recentemente, a S4C Construções realizou um Gerenciamento de Obra de Fachada na Vila Mariana, em São Paulo, em uma propriedade com três torres de 14 pavimentos cada, com fachada de textura rolada.

Para a execução do serviço, trabalharam um engenheiro sênior, um técnico em edificação e um assistente de engenharia.

Os desafios foram adequar a logística de trabalho para que o houvesse a menor interferência possível no cotidiano das pessoas; a certificação de que os moradores estavam cientes de deixar as janelas fechadas e não utilizar o elevador do edifício por um determinado tempo.

A princípio, os trabalhos da S4C tiveram início junto ao síndico e corpo diretivo do empreendimento, quando foi feito um mapeamento da fachada por meio de testes de percussão e coordenação de ensaios de arrancamento da fachada para análise da resistência da argamassa.

Em seguida, foi realizado um projeto para ilustração do mapeamento e posterior realização de vistoria em unidades afetadas por infiltração pela fachada.

A responsabilidade da S4C Construções como gerente da obra foi coordenar as visitas técnicas de fabricantes e fornecedores para a recuperação da fachada e participar da identificação das causas com apresentação de diagnóstico técnico.

Em seguida, veio a parte da elaboração de desenhos e projetos com as recomendações a serem seguidas e elaboração das especificações com base nas normativas vigentes para a execução do procedimento de reabilitação da fachada.

A empresa também foi responsável por elaborar uma estimativa orçamentária, com base no investimento do empreendimento, e elaboração do relatório final, composto por projeto executivo e fotográfico.

Após o diagnóstico, a S4C Construções atuou na elaboração da especificação do edital para tomada de preços; atendimento aos questionamentos dos proponentes; análise e equalização das propostas recebidas; apresentação do resultado, com indicação do ranking das empresas; elaboração de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART); e close out do projeto.

Após a etapa de equalização e fechamento dos serviços para reabilitação, a empresa acompanhou os serviços de reabilitação da fachada:

 

* análise dos serviços quanto ao atendimento das especificações;

* acompanhamento quanto a segurança do trabalho;

* análise e acompanhamento de consumo dos materiais;

* relatório de acompanhamento mensal dos serviços;

* realização de reunião mensal para apresentação dos trabalhos;

* acompanhamento dos ensaios tecnológicos.

 

O serviço

 

A S4C Construções acompanha todo o processo, sempre com foco na qualidade dos materiais, prazo de execução, monitoramento das atividades e otimização de custos.

Confira algumas das atribuições da empresa:

 

* mapeamento e ensaio à percussão de revestimento de fachada, conforme NBR 13.759;

* equalização técnica e acompanhamento de ensaio de aderência à tração do revestimento de fachada, conforme NBR 13.528;

* consultoria e especificação técnica de recuperação das manifestações patológicas;

* controle de qualidade de materiais e execução dos serviços;

* elaboração de relatório de acompanhamento;

* elaboração e controle de cronograma físico;

* controle de custos e de fluxo de caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *