Acessibilidade não é mais diferencial, é obrigação – S4C Construções

Acessibilidade não é mais diferencial, é obrigação

Acessibilidade não é mais diferencial, é obrigação

normal-acessibilidade

Todos nós enfrentamos dificuldades no dia a dia e, em algum momento da vida, precisamos de acessibilidade. Promovê-la é garantir o direito de ir e vir dando autonomia e segurança para quem tem limitações, sejam temporárias ou definitivas.

Desde junho de 2004 está em vigor a Norma Brasileira (NBR) 9050, pautada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade para projetos, construções, instalações e adaptações de edifícios, como também para os mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.

A NBR 9050 tem como objetivo proporcionar às diferentes pessoas, independente de características pessoais ou grau de limitação, autonomia e segurança nos mais variados espaços. A norma leva em conta diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos (próteses, apoios, cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, etc.).

Em outros termos, a NBR promove a convivência com as diferenças.

Tudo que for construído ou instalado, seja em espaços públicos ou privados, assim como reformas e ampliações, devem atender as especificações da norma. Para condomínios e conjuntos habitacionais, é obrigatória a acessibilidade nas áreas comuns. As exceções são as áreas de serviço ou de acesso restrito, como casas de máquinas e passagens de uso técnico, que não precisam seguir as determinações. Contudo, sempre deve haver sinalização.

Para ter acesso ao manual da NBR 9050 clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *