Case S4C: Laudo Cautelar de Vizinhança – Condomínio residencial de alto padrão – S4C Construções

Case S4C: Laudo Cautelar de Vizinhança – Condomínio residencial de alto padrão

Case S4C: Laudo Cautelar de Vizinhança – Condomínio residencial de alto padrão

O laudo é contratado pela construtora/incorporadora de maneira preventiva, para constatar a pré-existência de problemas e as condições gerais dos imóveis do entorno antes do início dos trabalhos. É uma forma de mitigar os litígios indevidos e de garantir a segurança física e financeira de todos os envolvidos: empreendimento e proprietários/usuários dos imóveis vizinhos.
Agora, vamos trazer a vocês, nossos leitores, um dos cases da S4C Construções relacionados a este serviço.

Empreendimento – O último Laudo Cautelar de Vizinhança que a S4C realizou foi para a obra de um condomínio residencial de alto padrão em Santos, a cerca de 70 km de São Paulo.
Após o contato inicial da construtora, a S4C fez os questionamentos técnicos iniciais de praxe, como o tipo de fundação que seria utilizado na construção, quantos subsolos haveriam, número de pavimentos e data de início da obra.
Com base nas respostas, a S4C planejou o serviço, conforme as descrições a seguir.

Serviço – As vistorias para o Laudo Cautelar de Vizinhança ocorreram obrigatoriamente antes das intervenções iniciais no terreno do empreendimento, como demolições dos imóveis pré-existentes.
Para este trabalho especificamente, a S4C designou dois engenheiros especializados, que trabalharam cerca de 20 dias neste laudo.
Depois do contato e da coleta inicial de informações, o trabalho da S4C consistiu no envio de correspondência para os vizinhos que ficavam localizados em um raio de 20 metros a partir do perímetro do canteiro de obras. O objetivo desta ação foi apresentar a S4C, informar a construtora que irá executar o empreendimento além de explicar o trabalho que deverá ser realizado nos imóveis.
Após contato telefônico ou via email dos proprietários, foi agendada a vistoria para análise dos riscos e constatação do estado atual do imóvel. Durante o período de trabalho, os engenheiros visitaram cinco edifícios – contemplando toda a área comum e 81 unidades autônomas – seis casas e uma escola, além das ruas e calçadas do entorno.

Exemplo de terreno que receberá construção e vizinhos que deverão passar por vistoria.

Importante ressaltar que, de acordo com as recomendações das normas que oferecem diretrizes para a elaboração do Laudo Cautelar de Vizinhança, escolas, igrejas, hospitais e demais locais de reunião pública devem receber uma atenção especial, devido à quantidade de pessoas que fazem uso de tais lugares.
Nos dias e horários agendados, os engenheiros visitaram os imóveis, a fim de elaborar um relatório técnico-fotográfico que demonstrasse a qualidade, segurança e manutenção, ou seja, as condições em que se encontrava cada imóvel vistoriado.
Durante a vistoria, foram registradas as manifestações patológicas e suas localizações dentro do imóvel.
Nesta vizinhança especificamente, foram identificadas propriedades que possuem elementos estruturais sujeitos a ocorrência de enfraquecimento por escavação, além da proximidade com a escola, o que é automaticamente um agravante. Os engenheiros observaram ainda que o local era bastante populoso e verticalizado (com muitos prédios).
Após vistoria foi iniciado o processo de elaboração do laudo cautelar, contendo mapas, croquis e demais informações técnicas que compõem o laudo. Após a edição e formatação do laudo a S4C enviou o laudo à construtora.
Devido às diferenças de tamanho, complexidade e condições de cada unidade, os engenheiros da S4C demandaram cerca de 40 minutos para unidades autônomas e duas horas para análise das áreas comuns.
Até agora, entre janeiro e junho de 2018, a empresa já realizou aproximadamente 20 laudos deste tipo.

Laudo Cautelar de Vizinhança

Vistoria minuciosa de inspeção nos imóveis circunvizinhos à futura obra de modo a constatar as condições gerais do imóvel, bem como avaliar as possíveis manifestações patológicas existentes nestes imóveis.
A partir desta vistoria, são reunidas todas as informações coletadas, de modo a elaborar um Laudo Cautelar de cada imóvel, que será entregue ao executor da obra.
O trabalho da S4C de Laudo Cautelar de Vizinhança é uma maneira preventiva de evitar possíveis transtornos para os envolvidos, possibilitando ações proativas caso existam conflitos entre a construtora e os vizinhos.
Para ser realizado, são usadas as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 7678, de “Segurança na Execução de Obras e Serviços de Construção”, e NBR 12.722, de “Discriminação de Serviços para Construção de Edifícios”.

Se você quer saber mais sobre o Laudo Cautelar de Vizinhança ou precisa de um orçamento, entre em contato com a S4C: https://s4cconstrucoes.com.br/laudo-cautelar-de-vizinhanca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *