Construindo sustentabilidade – S4C Construções

Construindo sustentabilidade

Segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), o setor da construção é o que mais utiliza recursos naturais e energia. Estima-se que metade dos resíduos sólidos gerados pelas atividades desenvolvidas pelos seres humanos sejam provenientes da construção. Por este motivo, tem sido um desafio constante para a construção oferecer qualidade de vida aos consumidores, causando o menor impacto possível. Hoje, técnicas de construção e reforma que tornam uma obra mais sustentável já são realidade.

Utilizar os recursos e materiais com consciência, evitando o desperdício, é uma das maneiras para se obter sucesso ao tornar uma construção sustentável. Outro exemplo para se chegar a este objetivo é o aproveitamento natural da iluminação e ventilação em uma obra. Há, cada vez mais, uma vasta variedade de produtos que ajudam a economizar recursos naturais e materiais, como lâmpadas econômicas, torneiras de fechamento automático, tintas à base de água e materiais reciclados.

De acordo com a Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento, construção sustentável é “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica”. Por exemplo: uma moradia sustentável economiza 30% em manutenção, gasta menos água e energia elétrica, tem maior vida útil e acessibilidade. No mercado imobiliário, imóveis sustentáveis são de 10% a 30% mais valorizados.

Em tempo: a sustentabilidade equilibra o social, econômico e ambiental. Para que algo seja considerado sustentável é necessário que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *