Contêineres – Sustentáveis e econômicos – S4C Construções

Contêineres – Sustentáveis e econômicos

Contêineres – Sustentáveis e econômicos

A princípio utilizados como abrigos em locais que passaram por desastres naturais e guerras, os contêineres hoje são uma solução contemporânea, estilosa, econômica e sustentável para a construção civil. Quando combinados a outras soluções ecologicamente responsáveis, como sistemas inteligentes de ventilação e aquecimento, por exemplo, os contêineres suprem uma demanda atual de reuso de materiais e podem ser utilizados como residências, escritórios e comércio.

Já utilizados em grande escala no Japão e na Europa, no Brasil seu uso teve início como escritórios e depósitos em obras, mas hoje já é possível encontrar pessoas morando neles. Os contêineres representam economia, pois dispensam terraplanagem e fundação e permitem que os projetos sejam facilmente ampliados e modificados, já que são modulares e podem ser transportados para diferentes lugares.

As residências em contêineres são aproximadamente 30% mais baratas do que as convencionais. Disponíveis em diversos tamanhos, para obter seu preço há que se considerar o próprio contêiner – o padrão custa, em média, R$ 9 mil -, transformação em casa, frete, acabamento e mobiliário/decoração.

Para ser usado na construção civil, o contêiner deve passar por alguns processos até que fique apto para ser usado seguramente, como limpeza, funilaria, serralheria, revestimento e acabamento. Também são necessários laudos que garantam que o contêiner passou por descontaminação química, biológica e radioativa.

 

Reforma – Habitação acessível, pode contribuir para solucionar problemas não apenas ecológicos, como também sociais. Feitos de aço, são fortes, leves e modulares, portanto, muito versáteis.

Para torná-lo apto para ser habitado, após passar pelo processo de descontaminação, deve ser pintado com tinta atóxica, à base de água, e pode receber a instalação de painéis solares, tetos verdes, isolamentos acústicos e térmicos de pet e ainda portas, janelas e pisos laminados ou de porcelanato.

Há que se levar em consideração as condições climáticas do local (estudo de conforto térmico) onde será instalado para que o projeto seja adequado e evite, por exemplo, uso constante de ar-condicionado.

 

Pelo mundo – Muito utilizados em países europeus, na Inglaterra existem duas vilas chamadas Container City I e II, na região de Docklands, na área industrial de Londres. Os contêineres são destinados para todo tipo de uso, como residências, lojas, galerias de arte, estúdios e cafés. Devido ao sucesso deste novo tipo de construção, há uma lista de espera para pessoas que querem alugá-los por valores entre 100 e 240 libras mensais.

Já a Holanda abriga a maior vila de contêineres do mundo, com cerca de mil casas que foram construídas para estudantes.
england

 

Fontes:
https://www.sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/boletins-de-tendencia/minicasas-tendencia-na-construcao-civil/576920eb35533219001887e0#download
http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/container-e-estrutura-sustentavel-e-economica-para-construcao-civil_9793_10_0
http://wwwo.metalica.com.br/container-city-um-novo-conceito-em-arquitetura-sustentavel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *