Mudança no texto da NBR16280:2014 – S4C Construções

Mudança no texto da NBR16280:2014

A NBR 16280:2014 passou por uma revisão e foram incluídas novas regras referentes à reforma de condomínios estabelecendo requisitos para a elaboração do plano de reforma nas áreas privativas das edificações.

Agora, a norma contempla a Emenda 1 que determina a preservação dos sistemas de segurança existentes nos prédios durante a reforma; a apresentação de todas as modificações que alterem ou comprometam a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora, construtora e do projetista.

Além disso, passa a ser obrigatório a descrição de forma clara e objetiva de todos os processos da reforma, atendendo os regulamentos exigíveis para a execução da mesma e a previsão dos recursos necessários para o planejamento da obra, como materiais, técnicos, financeiros e humanos.

A nova emenda também estabelece para as áreas privativas que, durante a realização da obra, todos os sistemas de segurança devem permanecer em funcionamento ou, se necessário, devem ser previstos sistemas alternativos, além de manter todas as saídas de emergência da edificação sem qualquer obstrução.

A mudança entrará em vigor em 19 de Setembro substituindo o texto atual para a NBR 16280:2015. Para mais informações, entre em contato com a S4C Construções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *