A NBR 7199, de projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil acaba de passar por uma importante revisão, que a tornou mais clara e objetiva, e vem para esclarecer antigas dúvidas de interpretação.
No dia 20 de agosto, a versão atualizada entrou em vigor após passar pelo período de revisão feita pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos. Entre as alterações estão os cálculos de espessura do material.
A partir da publicação ficam estabelecidos tipos de vidros adequados para cada instalação, como porta-corpos, janelas, fachadas e portas. Além disso, foram feitos cálculos que especificam a espessura que o vidro deve ter para cada uso. Os métodos de determinação utilizados respeitam as normas internacionais, o que significa mais segurança para profissionais e usuários.
Um guia sobre como utilizar as fórmulas e exemplos de aplicações foi acrescido à norma e ajudará os profissionais a terem um melhor entendimento sobre o tema. As regras de aplicação ficaram mais claras. Em tabelas estão os novos requisitos para muros e pisos de vidro, vidros blindados e resistentes a explosão, entre outros.
Uma mudança importante de ressaltar é que, agora, todo vidro instalado abaixo de 1,1m em relação ao piso deve ser de segurança, seja na área interna ou externa, independentemente do pavimento.
A revisão traz ainda a complementação de detalhes da instalação, requisitos de identificação, manipulação, armazenamento e acondicionamento do vidro.
Outra alteração significativa foi o capítulo que trata dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que trabalham com vidro, uma vez que uma das preocupações da nova versão era abordar o quesito segurança.
Para saber mais, acesse: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=358110