Saiba o que fazer antes de começar uma obra – S4C Construções

Saiba o que fazer antes de começar uma obra

Confira o passo-a-passo que preparamos para facilitar a realização de obras; atente para a documentação exigida antes do início dos trabalhos

 

Para ter início, uma obra precisa de documentação que comprove que foi autorizada. Caso uma obra não esteja em dia com seus documentos e passe por uma fiscalização, pode ser embargada e o responsável, multado.

Cada cidade possui um procedimento próprio para obras que serão iniciadas, portanto, o responsável ou a empresa deve procurar a prefeitura para se informar a respeito das especificidades do local. Autorizações dos Bombeiros, Secretaria de Trânsito e outros órgãos podem precisar emitir uma autorização especial referente à sua área de atuação, dependendo do município.

Os documentos básicos para se iniciar uma obra são:

 

Matrícula – O terreno deve ter uma matrícula registrada na prefeitura da cidade, o que garante que ele é regularizado.

 

Alvará de construção – Obtido por meio da entrega do projeto da obra à prefeitura. Nele constam diversas informações, como área construída, área do terreno, diretrizes de Corpo de Bombeiros, sistema de trânsito, instalações de gás, entre outras.

 

ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) – O engenheiro responsável pelo projeto deve apresentar a ART e o plano de construção à prefeitura, para comprovar que há um profissional acompanhando o andamento da obra. É importante que o dono certifique-se de que o documento foi realmente entregue. O projeto também pode ser aprovado por um arquiteto; neste caso, ele elabora o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).

 

A obra deve seguir a legislação e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que a segurança e regularidade do imóvel estejam asseguradas durante a construção e após a sua conclusão.

Uma empresa especializada e com expertise como a S4C Construções oferece serviços para todas as etapas da obra, desde a concepção até a entrega. Acompanhamento técnico durante todos os processos, tecnologia e metodologia de trabalho compatível com o que as leis e normas brasileiras exigem contribuem para a realização das obras de maneira adequada.

Outros documentos necessários são:

 

Habite-se – Ao final da construção, a prefeitura da cidade fiscaliza o imóvel, a fim de verificar se a obra foi realizada dentro dos padrões exigidos para poder emitir o Habite-se, também chamado de Certificado de Conclusão de Obra.

 

Registro de imóvel – Para cada tipo de imóvel (residência, prédio comercial, prédio residencial, entre outros) é exigida a apresentação de diferentes documentos para registrá-lo em cartório. Alguns são: projeto aprovado pela prefeitura, Habite-se, Certidão Negativa de Débito (CND) e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

 

Cadastro na prefeitura – O número deste cadastro é a matrícula do imóvel. Alguns cartórios pedem o cadastro da prefeitura antes de fazerem o registro.

 

Empresa

 

A S4C atua no mercado de construção de casas e edifícios e oferece serviços como gerenciamento de obras, inspeções prediais, vistoria cautelar de vizinhança, vistorias e recebimento de apartamentos, retrofit, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *