Você conhece a certificação Leed? – S4C Construções

Você conhece a certificação Leed?

Emitido pelo Green Building Council Brasil, o Leadership in Energy and Enviromental Design (Leed) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para construções utilizado em 143 países. Ele existe para incentivar profissionais a tornarem obras e operações de edificações projetos sustentáveis.

A certificação é dividida em:

 

Leed New Construction & Major Renovation – Para edificações que serão construídas ou passarão por reforma, que incluam sistema de ar-condicionado, envoltória e realocação.

 

Leed Existing Buildings – Operation and Maintance – O foco deste tipo de certificação é a eficiência operacional e de manutenção de edifícios já construídos, a fim de diminuir o impacto ambiental.

 

Leed for Commercial Interiors – Reconhece escritórios de alto desempenho. Sabe-se que ocorre um aumento de produtividade quando o ambiente interno é saudável. Escritórios sustentáveis reduzem custos de operação e manutenção.

 

Leed Core & Shell – Indicado para edificações que terão comercialização de áreas internas. A certificação reúne áreas comuns, sistema de ar-condicionado e estruturas principais.

 

Leed Retail – Auxílio para tornar lojas de varejo mais sustentáveis, de acordo com suas características e necessidades.

 

Leed for Schools – Reduz custo com operação e manutenção e oferece a possibilidade de criar práticas de educação ambiental no ambiente escolar.

 

Leed for Neighborhood Development – Integra ações de crescimento planejado, urbanismo sustentável e edificações verdes. Sugere e incentiva o uso de transporte público e a criação de parques e espaços públicos para lazer. Engloba ruas, casas, escritórios, shoppings, mercados e áreas públicas.

 

Leed for Healthcare – verifica as necessidades de um hospital. É comprovado que instalações hospitalares saudáveis e limpas contribuem para a recuperação mais rápida do paciente.

 

Para conseguir a certificação internacional Leed é necessário que as edificações passem por avaliações. Há alguns itens obrigatórios, requisitos que devem ser cumpridos, mas também há créditos, ou seja, recomendações que possibilitam mais pontos quando são atendidas. As pontuações adquiridas nas avaliações são responsáveis por garantir a certificação, variando de 40 a 110 pontos (nível platina).

A avaliação é composta pela verificação de itens, como espaço sustentável; eficiência do uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; inovação e processos; créditos de prioridade regional.

 

Fonte: www.gbcbrasil.org.br

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *