Como conquistar certificação de sustentabilidade para seu projeto – S4C Construções

Como conquistar certificação de sustentabilidade para seu projeto

Para obter certificados de sustentabilidade, projetos de edificações precisam adequar-se a diretrizes gerais e específicas de cada órgão emissor. Não é apenas a construção em si que deve obedecer a tais diretrizes, mas os materiais escolhidos devem ser provenientes de fornecedores preocupados com a procedência deles também.

Para que uma construção seja sustentável e consiga obter certificações, é importante que os projetistas, arquitetos e engenheiros envolvidos entendam como trazer características realmente ecológicas para o projeto, levando em consideração as necessidades do seu cliente.

Cada escolha feita pelo profissional deve ser embasada em técnicas sustentáveis de hidráulica, por exemplo, que leva em consideração a reserva de água, o consumo e, ainda, compara o modelo construtivo convencional com o sustentável para exemplificar as vantagens deste.

Alguns dos itens que a certificadoras avaliam em cada projeto é a proximidade entre a obra e o fabricante, para verificar a emissão de CO2 durante o transporte. Reciclagem no canteiro de obras também é considerada, com o objetivo de incentivar a diminuição da geração de resíduos.

Os especialistas que trabalham na obra têm que avaliar cada etapa do projeto, pois, apesar de ser positivo utilizar produtos regionais, de fabricantes e fornecedores locais, também é necessário lembrar de técnicas e materiais mais avançados e mais sustentáveis que, muitas vezes, podem não estar disponíveis tão perto.

O mercado da construção civil já conta com áreas desenvolvidas e prontas a atender a esta nova demanda por sustentabilidade, como as de louças, metais e cerâmica, mas a de madeira, por exemplo, ainda é considerada um desafio por sua própria natureza.

Por isso, os profissionais devem atentar para informações técnicas específicas dos produtos e não apenas às suas qualidades ambientais, pois dados importantes podem ser omitidos. Não basta que um material tenha em seu rótulo os dizeres “produto ecológico”. Há que se ter uma comprovação.

Confira algumas dicas dos itens relacionados a sustentabilidade que devem ser considerados na hora de escolher um produto/material:

 

– Consumo de água e energia;

– Uso de materiais recicláveis;

– Distância entre obra, fábrica e distribuidor;

– Procedência completa do produto;

– Durabilidade;

– Manutenção;

– Potencial que o produto utilizado tem para ser reciclado;

– Geração de poluentes e emissão de substâncias nocivas à saúde durante a produção;

– Responsabilidade socioambiental e legalidade do fabricante.

 

Certificações – Para uma obra ser certificada, ela precisa atender às especificações de cada órgão emissor.

 

Veja dois exemplos de certificações de sustentabilidade no Brasil:

 

Leed – Emitido pelo Green Building Council Brasil, o Leadership in Energy and Enviromental Design (Leed) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para construções utilizado em 143 países. Ele existe para incentivar profissionais a tornarem obras e operações de edificações projetos sustentáveis.

 

Aqua – Esta é uma certificação internacional oferecida a construções sustentáveis. Foi desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale) e é aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini.

 

 

Para saber mais sobre a certificação Leed, leia: https://s4cconstrucoes.com.br/voce-conhece-a-certificacao-leed/

 

Para saber mais sobre a certificação Aqua: https://s4cconstrucoes.com.br/certificacao-internacional-aqua/

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/215/projetos-que-buscam-certificacao-de-sustentabilidade-devem-pautar-escolha-de-338511-1.aspx

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *