Modelagem BIM facilita trabalho de projetistas – S4C Construções

Modelagem BIM facilita trabalho de projetistas

Modelagem BIM facilita trabalho de projetistas

Em diferentes versões, o BIM oferece diferentes possibilidades que facilitam o projeto e sua gestão

 

Alternativa às antigas maquetes, o BIM (Building Information Modeling) é um modelo tridimensional de geração e gestão de dados de projetos de construção. Com a tecnologia 3D, o modelo virtual comporta características físicas e funcionais de uma obra, como geometria, relações espaciais, informações geográficas, quantidades e propriedades de componentes da construção.

Tais informações ficam armazenadas e podem ser usadas de maneira compartilhada e colaborativa, o que melhora a execução do design, análise de conflitos, avaliação da construção e cronograma, gestão de instalações, entre outros componentes.

Ao utilizar a modelagem 5D (que acrescenta tempo e custo ao 3D), tecnologia da informação e interoperabilidade de software, o profissional projeta, constrói e opera projetos detalhadamente. O BIM possibilita a visualização; detecção e prevenção de colisões; planejamento e sequenciamento da construção; fraseamento de planos de logística; e análise de opções.

Entre os benefícios estão a menor ocorrência de erros e necessidade de corrigi-los, planejamento de cenários hipotéticos, alternativas de elevação e custos, entre outros.

O BIM agrega todas as informações de gestão do projeto, da obra, da vida útil do prédio e instalação, e permite aos projetistas trabalharem na mesma base.

 

Veja algumas diferenças entre as versões do BIM:

 

BIM 3D – Em três dimensões e com elementos para caracterização e posicionamento espacial. Permite a detecção de conflitos, ou seja, inconsistências entre projetos.

 

BIM 4D – Com esta versão, o projetista pode atrelar o projeto ao cronograma da obra, o que facilita o acompanhamento da mesma. Passando o cursor do computador sobre a opção, é possível ver a obra sendo erguida, como se fosse um vídeo.

 

BIM 5D – A quinta dimensão aqui é o custo. O orçamento fica relacionado ao projeto.

 

Foto: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *